"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Por Que Espiritualidade?

Para evitar o mal entendimento da nova proposta, acredito que essa postagem se faz necessária. O blog continua abordando o Universo de um ponto de vista científico. Entretanto, a abordagem filosófica que sempre teve espaço, estará mais voltada a essa questão da espiritualidade humana. E entendam... Espiritualidade, Espiritualismo e Espiritismo são coisas bem diferentes. Vamos entendê-las!

Espiritismo:
O Espiritismo é uma doutrina religiosa codificada pelo francês Allan Kardec e, por isso, muitas vezes é chamada de Kardecismo. Trata da relação entre os espíritos e seres humanos. Segundo afirmam os espíritas, o chamado "plano espiritual" está em constante contato com o nosso "plano material", numa tentativa de guiar os passos da humanidade rumo a um mundo melhor. Apesar de seus seguidores na maioria das vezes dizerem que o kardecismo se trata de uma ciência, a doutrina não segue a rigorosidade metódica da ciência e apresenta hipóteses não falseáveis, ou seja, hipóteses as quais não se podem provar erradas. Acabamos então caindo no âmbito da e, por isso, mesmo que se utilizem certos conceitos científicos e parte da metodologia científica, não podemos considerá-lo como uma ciência verdadeira. O Espiritismo é, no máximo, uma Pseudociência.

Espiritualismo:
O Espiritualismo, por sua vez, é uma vertente filosófica e/ou religiosa que acredita na existência de espíritos e/ou alma independentes da matéria. É um pensamento contrário ao Materialismo, o qual só admite a existência da matéria.  Nesse sentido, todo espírita é um espiritualista, embora nem todo espiritualista seja um espírita, caso não siga a doutrina kardecista. 

Espiritualidade:
Por fim, Espiritualidade é uma busca por um significado maior para a vida e para a própria existência, a procura de uma conexão entre o indivíduo e o todo. Nesse sentido, a espiritualidade não está diretamente relacionada à religião. Inclusive, muitos ateus consideram-se pessoas espiritualizadas (os astrônomos Carl Sagan e Neil deGrasse Tyson, e o físico brasileiro Marcelo Gleiser, são bons exemplos). Espiritualidade é algo que transcende o intelecto e, por isso, muitos não conseguem defini-la, apenas experimentá-la.

A escolha da espiritualidade como contraparte da ciência nesse blog se deve então a esse motivo: o reconhecimento de que nossa realidade é parte de um universo maior e, até o momento, insondável. Entretanto, sem esquecer de que a ciência, apesar de limitada, ainda é a ferramenta mais segura que dispomos para compreender esse nosso universo e seu equilíbrio.


"Somos feito de Poeira de Estrelas" (Carl Sagan 1934-1996)



Nenhum comentário: